INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
JUSTIFICATIVA: Os alunos com deficiência intelectual apresentam uma certa dificuldade em utilizar os periféricos do computador, dificultando assim, o uso de jogos pedagógicos e a realização de diversas atividades no computador.
OBJETIVO GERAL: proporcionar aos alunos o domínio do uso do mouse e teclado, para assim, poderem utilizar as diversas ferramentas presentes no computador.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Entender como funciona o mouse;
· Aprender a manusear o mouse;
· Manusear o mouse corretamente, visualizando na tela do computador a ação executada pela mão;
· Entender como funciona o teclado;
· Utilizar o teclado corretamente, visualizando na tela do computador a ação executada pela mão, no teclado.
ATIVIDADES: uso do software GCompris, com a seção “O computador”, que possui atividades específicas de utilização do mouse e do teclado.
ESTRATÉGIAS: cada aluno, já previamente avaliado em seu conhecimento prévio através de atividade realizada anteriormente, irá utilizar um jogo específico, de acordo com seu nível de conhecimento. Os alunos menos preparados irão utilizar o jogo de apagar, onde o clique no mouse apaga um quadrinho, revelando, por fim, um desenho. Os alunos mais preparados irão utilizar o jogos onde, clicando na bolinha com a cor diferente das outras, vão seguindo um caminho que forma um desenho. Após o domínio das atividades com o mouse, passaremos ao teclado, cada um a seu tempo. A atividade com o teclado também faz parte da suíte de aplicativos do GCompris e funciona com uma letra ‘caindo’ em um cenário. O aluno, com o auxílio da professora, irá identificar a letra que está ‘caindo’, procurará ela no teclado e teclará, antes que ela caia no chão do cenário. Dessa forma percebeu que sua ação no teclado, gera uma reação na tela do computador.
ACOMPANHAMENTO: as atividades serão acompanhadas pela professora titular da turma e pela professora/aluna do curso “Ensinando e Aprendendo com as Tic´s”.
DURAÇÃO DO PROJETO: 4 aulas de 55 min cada, uma vez por semana.
AVALIAÇÃO: a avaliação do projeto se dará semanalmente, durante a execução de todas as atividades. Esta avaliação se dá de forma qualitativa, obtendo bom resultando a cada evolução que o aluno apresentar no manuseio dos periféricos envolvidos. Também serão considerados bons resultados a melhora da concentração e foco do aluno no que está sendo apresentado a ele.
TURMA: ETAPA 03 NÍVEL 02 “B” – professora titular: Marianna Michaelis Mallet. Esta turma é composta por 5 alunos de 13 a 16 anos de idade.
PROFESSORA/ALUNA: Monique Teresinha da Silva Oliveira